Artigos

O significado do nome

Ao abordar e descrever a sua doença, por vezes é difícil encontrar as palavras certas para explicar exatamente aquilo de que padece. Quer seja com um amigo, familiar, colega ou, mais importante, com o médico.

Não seria ótimo conhecer os termos mais comuns associados à descrição da urticária crónica espontânea ou UCE? Se utilizarmos a mesma linguagem, será decididamente mais fácil falar com o médico. Para garantir que estão a falar da mesma coisa, compreender os seus sintomas, ajudar a obter o diagnóstico correto e também para receber o tratamento certo.

E então, o que significa o nome?

Urticária crónica espontânea (UCE)

A UCE define-se como o aparecimento repentino de uma erupção cutânea elevada na pele, que provoca comichão, com uma duração de pelo menos 6 semanas. Por vezes pode ser acompanhada do inchaço das camadas profundas da pele, clinicamente designada por angioedema, por exemplo em locais como os lábios e as pálpebras.1

É crónica porque permanece durante 6 semanas ou mais e, embora a doença possa desaparecer, não existe atualmente uma cura.

É espontânea porque aparece repentinamente e pode exacerbar-se sem pré-aviso e, ao contrário de uma alergia, não tem ativadores externos conhecidos.

A UCE é também conhecida por duas outras designações. A designação antiga da doença é «urticária crónica idiopática», ou UCI, e ainda é utilizada por alguns médicos, em especial nos EUA. Idiopática é um termo médico que significa que não se conhece a causa da doença. «Urticária crónica» é outra designação que poderá ouvir, mas aqui incluem-se também outras patologias semelhantes à UCE, mas que não são consideradas espontâneas, já que têm um ativador conhecido.

Erupções cutâneas

As pessoas com UCE apresentam frequentemente altos na pele que provocam comichão. Naturalmente, a maioria das pessoas dá-lhes o nome de irritação da pele. Nalguns países, como a Alemanha e o Reino Unido, foram chamadas de «irritação das urtigas», já que tem uma aparência muito semelhante à das erupções cutâneas vermelhas e com comichão causadas pelo contacto com urtigas.2 O médico irá no entanto provavelmente referir-se a urticária – sobre a qual falaremos em seguida.

Pápulas (urticária)

Pápulas são a palavra mais utilizada pelos médicos para descrever a erupção cutânea, mas também poderão dizer apenas urticária.

As pápulas não têm a mesma aparência em todas as pessoas. Há vários fatores a considerar:

  • Tamanho. Variam de muito pequenas (alguns milímetros) a muito grandes (alguns centímetros)3
  • Cor. As pápulas podem ser vermelhas, rosa ou podem ter um rebordo vermelho com o centro mais claro
  • Formato. Não são apenas circulares, podem assumir todo o tipo de formas
  • Local. As pápulas podem aparecer em qualquer parte do corpo, desde os pés até ao rosto
  • Cobertura. Por vezes, a exacerbação poderá ser pequena, mas noutras alturas poderá ver afetada uma grande área da pele
  • Duração. As pápulas podem aparecer por um breve período, de algumas horas, ou por um período mais longo, de até 24 horas.4 Contudo, quando as pápulas desaparecem, muitas vezes aparecem outras noutro local do corpo, o que significa que podem estar presentes durante semanas.4

Inchaço

Se tiver UCE, poderá sentir um inchaço repentino e por vezes doloroso nas camadas profundas da pele, o qual pode ocorrer a par das pápulas.1 O médico dirá provavelmente que é um angioedema. Embora possa parecer que não está relacionado com as pápulas, o angioedema afeta 33 a 67% das pessoas com UCE, e até pessoas sem pápulas podem apresentar angioedema – o que acontece em cerca de 1-13% das pessoas.1 O angioedema manifesta-se normalmente nas pálpebras, lábios, genitais, mãos ou pés.1,5

Registe os seus sintomas utilizando os termos aqui descritos e utilize-os ao falar com o médico – isso poderá ajudar a obter o tratamento de que necessita.

Independentemente dos termos que utilizar para descrever a UCE, compreendemos como consegue ser difícil viver com esta doença. Este fator também pode ser importante quando falar e descrever a sua doença e será abordado em artigos futuros.

Uma pele para a vida

Explorar o que significa viver com urticária

Veja mais

Infográficos

Fique a saber como a urticária pode afetar o dia no trabalho

 

Veja mais

ferramentas