Artigos

Conheça as suas medidas

Acompanhar a psoríase

Acompanhar os acontecimentos é uma parte importante do dia-a-dia. Quer se trate dos hábitos de despesas, o trabalho ou a alimentação, ir acompanhando os acontecimentos ao longo do tempo pode ajudar-nos a adaptarmo-nos e ajustarmos, a fim de garantir que temos tudo controlado.

O mesmo acontece com a psoríase… só tem mais uma coisa para ir controlando! A psoríase varia de pessoa para pessoa, pelo que é importante saber de que forma a psoríase o afeta, para que possa assumir o controlo.

«Quanto mais ficava a saber sobre a doença e o significado dos meus sintomas, melhor se tornava a minha capacidade de a gerir e melhor me sentia»

- Victoria, Reino Unido

Tudo começa no «como»… porque não pode gerir algo que não mede!

Comece pela pele

Placas, descamação… os sinais físicos da psoríase são evidentes, mas a forma de os medir e monitorizar poderá não ser.

O PASI, ou Psoriasis Area and Severity Index (Índice de Extensão e Gravidade da Psoríase), é uma ferramenta que o médico pode utilizar para determinar a gravidade da psoríase. Considera todas as características da psoríase- a vermelhidão, a espessura e a descamação de placas – bem como a percentagem afetada do corpo, a fim de calcular uma classificação de gravidade. Esta classificação é um número de 0 (que significa que o doente não está de todo afetado) a 72 (que significa que o doente está gravemente afetado).1 Na realidade, são raras as classificações superiores a 30.2

Quanto mais elevada for a classificação PASI, mais grave é a psoríase – no entanto, como sabe, a pele não é a única afetada.

Para além do que está visível

«A psoríase teve um enorme impacto no meu bem-estar emocional. Com toda a comichão, sentimo uma espécie de deterioração global, por isso podemos ficar mesmo muito deprimidos e em baixo»

- Victoria, Reino Unido

Nunca deve subestimar o impacto da psoríase na forma como se sente ─ é tão importante medir os efeitos da psoríase no dia-a-dia como a gravidade dos sintomas físicos. O DLQI, que significa Dermatology Life Quality Index (Índice Dermatológico de Qualidade de Vida), é um questionário simples com 10 perguntas que faz isso mesmo. Estas perguntas cobrem uma série de tópicos, desde os sintomas e os sentimentos até às atividades diárias e às relações pessoais, de modo a descobrir de que forma a psoríase está a afetar diferentes aspetos da sua vida.3

A classificação DLQI é um número de 0 a 30: quanto mais elevada a classificação, maior o impacto da psoríase na qualidade de vida.3

Mas qual o interesse das classificações PASI e DLQI?

Viver bem com psoríase

Porque a gravidade da psoríase pode mudar com o tempo e de pessoa para pessoa, monitorizar a doença pode ajudar a que você e o médico mantenham uma perspetiva importante da forma como a psoríase o afeta. Utilizando ferramentas simples como o PASI e o DLQI para monitorizar a sua doença, você e o médico poderão implementar mudanças úteis, para que consiga viver o melhor possível com a psoríase.

Pode também falar com o médico para saber se está neste momento a monitorizar a sua psoríase ou se isto é algo em que o poderá ajudar a começar.

Dê o primeiro passo no sentido de controlar a psoríase, conhecendo as suas medidas e por que razão são importantes.

A psoríase pode afetá-lo física e emocionalmente. Utilize a nossa app de apoio para o ajudar a acompanhar, não só os seus sintomas, mas também os seus progressos.

Ferramenta disponível brevemente

Referências

  1. Feldman S, Krueger G. Ann Rheum Dis 2005; 64 (Suppl 2): ii65-ii68.
  2. EMEA. Guideline on Clinical Investigation of Medicinal Products Indicated for the Treatment of Psoriasis. Novembro 2004.
  3. Department of Dermatology and Wound Healing, School of Medicine, Cardiff University. Disponível em:
    http://www.dermatology.org.uk/quality/dlqi/quality-dlqi-questionnaire.html.
    Consulta: Junho 2014
Artículos

Mantenha-se em contacto

Veja mais

Uma pele para a vida

Saiba como outras pessoas vivem com psoríase

Veja mais

ferramentas